São Paulo volta à semifinal da Copa do Brasil após jejum de cinco anos; relembre as campanhas anteriores

A classificação sobre o Flamengo, graças a um placar agregado de 5 a 1 no Maracanã e no Morumbi, garante ao São Paulo sua quinta participação na semifinal da Copa do Brasil. E encerra um jejum que já durava cinco temporadas.

A última vez que o Tricolor disputou a semifinal do torneio foi em 2015, quando perdeu para o Santos. As derrotas por 3 a 1, primeiro no Morumbi e depois na Vila Belmiro, encerraram inclusive a carreira de Rogério Ceni, que fez o último jogo como profissional na Baixada. O Peixe terminou com o vice-campeonato, na final com o Palmeiras.

Pablo comemora após marcar para o São Paulo sobre o Flamengo Miguel Schincariol/saopaulofc.net

Além dessa queda em um clássico estadual, o São Paulo também disputou as semifinais da Copa do Brasil em 2000, 2002 e 2012. A melhor campanha foi justamente a primeira, quando o Tricolor, então dirigido por Levir Culpi, eliminou o Atlético-MG (3 a 0 no Morumbi, 3 a 3 no Mineirão) e fez a única decisão da sua história.

Depois de empate sem gols no Morumbi, o São Paulo foi de novo ao Mineirão e saiu na frente do Cruzeiro, gol de Marcelinho Paraíba, mas levou a virada graças a tentos de Fábio Júnior e Geovanni, este de falta, em chute que passou no meio da barreira, nos acréscimos. Foi a melhor chance de conquistar um título que o clube não tem.

Dois anos depois, o Tricolor voltou à semifinal e caiu para o Corinthians. Em dois jogos no Morumbi, o Timão abriu 2 a 0 na primeira partida e avançou à decisão contra o Brasiliense mesmo com vitória são-paulina por 2 a 1. Neste jogo, Kaká saiu machucado, após dividida dura com Vampeta. Os corintianos ficaram com a taça.

O São Paulo só voltou à semifinal em 2012. Sob a batuta de Emerson Leão, encarou o Coritiba, de Marcelo Oliveira, e saiu na frente no Morumbi, com gol de Lucas Moura. Mas, no Couto Pereira, o Coxa fez 2 a 0, gols do zagueiro Emerson e do meia Everton Ribeiro, de cabeça, e se classificou. Depois, foi vice para o Palmeiras.

Agora, o Tricolor tem a oportunidade de voltar à final. Os jogos contra o Grêmio estão marcados para 23 e 30 de dezembro, primeiro em São Paulo, depois em Porto Alegre. Antes, a equipe tentará manter a boa campanha no Campeonato Brasileiro, onde está em quarto lugar, com 36 pontos. São dois atrás do líder Atlético-MG e três jogos a menos.

Por ESPN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *