Procura por testes de Covid-19 cresce 30% nos últimos 15 dias no Brasil
A procura pelos testes de Covid-19 no Brasil cresceu 30% nos últimos 15 dias. O dado é da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica, que já realizou mais de 6 milhões de exames do início da pandemia até agora.
A maior demanda é para o RT-PCR, que identifica o vírus e confirma se a pessoa está com a doença. Em uma grande rede de laboratórios, foi preciso aumentar em 50% a capacidade de realização de testes neste mês, por causa da alta procura.
A taxa de positividade também aumentou; No início da pandemia, 40% dos exames apresentavam resultado positivo, mas devido à escassez de insumos, só casos sintomáticos mais graves eram testados.
O índice caiu para menos de 20% entre setembro e outubro, mas voltou a subir para quase 30% em novembro.
Essa alta reflete o aumento de casos e internações que vem sendo observados no Brasil, destaca o diretor médico da rede Dasa, Gustavo Campana.
No Rio de Janeiro, o aumento na procura por testes foi ainda maior e chegou a 50%; Já em São Paulo, o crescimento ficou dentro da média nacional, de 30%.
A diretora executiva da Abramed, Priscilla Franklim Martins, alerta para que a população não deixe de realizar exames para detectar outras doenças. Esses outros procedimentos sofreram quedas drásticas nos últimos meses.
Entre março e agosto deste ano, por exemplo, a Abramed apontou uma redução de 33% no exame de hemoglobina glicada, utilizado para diagnóstico da diabetes.
Também houve queda de quase 50% na realização de Papanicolau e de 47% no número de mamografias, principal exame para identificação do câncer de mama.
Por Radio Bandeirantes