Enfermeira é a primeira vacinada contra Covid-19, na PB: ‘lembrem-se que a pandemia não acabou’

Enfermeira Marineide Rodrigues Gouveia Ferreira, de 60 anos, foi a primeira pessoa a se vacinar contra a Covid-19 na Paraíba, nesta terça-feira (19).

Marineide Gouveia é a primeira vacinada contra a Covid-19 na Paraíba — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

A enfermeira Marineide Rodrigues Gouveia Ferreira, de 60 anos, foi a primeira pessoa a se vacinar contra a Covid-19 na Paraíba, nesta terça-feira (19). Ela é enfermeira e há 17 anos trabalha como efetiva, dez meses na linha de frente da doença, no Hospital Clementino Fraga. “Todos nós, unidos, com uma causa de salvar vidas, enfrentamos a pandemia. Fui, com a equipe, tentando, na medida do possível, prestar nossa assistência. Não foi fácil. Foi muito lamentável, vendo tantas vidas ceifadas. Lembrem-se que a pandemia não acabou e que todos devem seguir rigorosamente todas as recomendações da Vigilância sanitária”, declarou.

Marineide Gouveia recebeu a dose durante uma solenidade realizada na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em João Pessoa. Logo em seguida, o índio potiguara Genildo Avelar, de 34 anos, também foi vacinado. Ele é da Aldeia Carneira, no município de Marcação, e faz parte do grupo de risco, sendo hipertenso e diabético.

As duas pessoas foram vacinas pela enfermeira Keila Campos, que trabalha no setor de imunização da Paraíba há 23 anos.

A primeira dose da CoronaVac foi aplicada horas depois de o primeiro lote do imunizante, com 92.960 mil doses, chegar à Paraíba em um voo na noite de segunda-feira (18).

“Pela primeira vez, desde que começou a pandemia, começamos a ter, de verdade, um instrumento para enfrentar essa pandemia tão terrível”, declarou o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania).

Índio potiguara Genildo Avelar foi o segundo a ser vacinado na Paraíba — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Índio potiguara Genildo Avelar foi o segundo a ser vacinado na Paraíba — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

  • A distribuição das vacinas deve começar de forma imediata para os 223 municípios paraibanos, conforme informou o governador João Azevêdo (Cidadania). Para isso, 11 veículos refrigerados vão levar os imunizantes para as 12 centrais regionais de saúde. De acordo com o governador, os municípios estão liberados para iniciarem a vacinação, desde que estejam com a estrutura pronta, assim que receberem as doses.
Primeiras doses da vacina Coronavac chegaram na Paraíba na noite desta segunda-feira (18) — Foto: SES/Divulgação

Primeiras doses da vacina Coronavac chegaram na Paraíba na noite desta segunda-feira (18) — Foto: SES/Divulgação

De acordo com o secretário de estado da saúde, Geraldo Medeiros, serão vacinados os trabalhadores da saúde que trabalham na linha de frente da Covid-19, isto é, em enfermarias e UTIs destinadas para o tratamento da doença. Além disso, destaca que, por enquanto, os postos de saúde não estarão dispondo das vacinas. As doses serão aplicadas nas unidades de saúde, nas aldeias indígenas e e nas instituições de longa permanência.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, nos próximos dias chega a complementação para garantir a segunda dose de todos os contemplados com a primeira.

Nesta primeira fase da vacinação contra a Covid serão imunizados trabalhadores da saúde que estão na linha de frente, idosos a partir de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, população indígenas aldeado em terras demarcadas e povos de comunidades ribeirinhas. A segunda fase são pessoas com 60 a 74 anos, na terceira quem tem comorbidades e na quarta trabalhadores de educação, força de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e presidiários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *