Luto -Senador José Maranhão morre de COVID-19
O senador José Maranhão, do MDB, morreu na noite desta segunda-feira (08), vítima da Covid-19.
A informação foi confirmada por sua esposa, a desembargadora Fátima Bezerra.
Maranhão deu entrada no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, em João Pessoa (PB), em 29 de novembro, dia do segundo turno das eleições municipais de 2020. Após votar, o senador passou mal e foi encaminhado para exames. Na madrugada do dia 3 de dezembro, ele foi transferido para o Hospital Vila Nova Star, na capital paulista, com insuficiência respiratória provocada pelo coronavírus. O quadro evoluiu para uma pneumonia viral.
O corpo será levado para sua terra natal, Araruna, na Paraíba, onde será enterrado.
Trajetória Política
O pai de José Maranhão foi prefeito de Araruna, e daí nasceram suas raízes na política. Em 1955, aos 22 anos, foi eleito deputado estadual pelo PTB, seu primeiro cargo político, no qual foi reeleito por 2 vezes.
Filiou-se ao MDB em 1967, partido em que fez história sendo deputado federal constituinte em 1982, além de governador da Paraíba, de 1995 a 2002, e senador da República. Era o presidente da legenda na Paraíba.
Foi eleito vice-governador da Paraíba em 1994, e assumiu o cargo maior do Executivo Estadual em 1995, após a morte de Antônio Mariz.
Zé foi reeleito em 1998, momento marcante de embate no MDB entre ele e Ronaldo Cunha Lima. Maranhão saiu vitorioso na convenção do partido e teve 80% dos votos nas eleições.
Em 2003, assumiu no Senado Federal, onde ficou até 2009, quando assumiu o Governo do Estado devido à cassação de Cássio Cunha Lima.
Foi eleito senador pela Paraíba em 2014, com mais de 600 mil votos.
Era também piloto e nutria grande paixão pela aviação. Foi relator no Congresso Nacional do atual Código Brasileiro de Aeronáutica e dedicou-se nos últimos anos à reforma e elaboração do Novo Código, ainda aguardando votação. No Senado, foi presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania no biênio 2015/16.
José Maranhão licenciou-se do Senado Federal no dia 12 de janeiro. Em sua vaga, tomou posse a primeira suplente, senadora Nilda Gondim, também do MDB.
José Targino Maranhão nasceu em Araruna, em 6 de setembro de 1933, filho de Benjamim Gomes Maranhão e de Benedita Targino Maranhão. Graduou-se em Direito pela UFPB. Casado com a desembargadora Maria de Fátima Bezerra, deixa três filhos (Maria Alice, Leônidas e Letícia) e dois netos (José Neto e Maria de Fátima).