CoronaVac possui alta proteção contra variante Delta, diz estudo
A variante Delta está se tornando dominante no mundo, inclusive no Brasil, e um estudo preliminar feito na China indica que a vacina CoronaVac oferece uma alta taxa de proteção contra casos graves da doença causada pela Cepa. O Instituto Butantan já havia adiantado que o imunizante mostrou-se seguro em testes com a variante. A pesquisa foi feita pelo Centro de Controle de Prevenção de Doenças (CDC) chinês e pela Escola de Saúde Pública da província de Guangdong, na China. Os resultados mostram que a CoronaVac possui uma proteção ente 69,5% a 77,7% contra casos sintomáticos da Covid-19 causados pela variante Delta. Fizeram parte do estudo 10.813 voluntários que tiveram casos positivos de Covid-19 ou contato próximo com alguém que teve. 54% dos participantes não eram vacinados, outros 38% tomaram uma dose e 14% estavam com o esquema vacinal completo. A CoronaVac foi a vacina mais aplicada. A variante Delta teve um surto na província onde a pesquisa ocorreu.
CoronaVac contra variante Delta da Covid-19
Durante o período de testes, 102 casos de pneumonia causada pela Covid-19 foram registrados. Destes, 85 em pessoas não vacinadas, 12 em quem tinha tomado pelo menos uma dose e 5 em quem tinha recebido as duas. No grupo totalmente vacinado a eficácia foi de 77,7%, caindo para 69% se levados em conta fatores como sexo, idade e cidade onde vive.
Todos os 19 casos graves de Covid-19 foram registrados em pessoas que não estavam vacinadas. Não foram registradas mudanças significativas com a aplicação de apenas uma dose do imunizante, o que indica a necessidade das duas doses da CoronaVac para uma proteção completa contra a variante Delta da Covid-19. A pesquisa teve 85 casos de pneumonia causada por coronavírus em pessoas não vacinadas, 12 em quem tinha recebido uma dose e 5 cinco com esquema completo. O artigo foi publicado na The Lancet e ainda precisa passar por revisões.