Sub 20 conquista o Sul-Americano; veja os números
O título do Conmebol Sul-Americano Sub-20 de 2023 ficou com o Brasil. A conquista veio na noite deste domingo, dia 12, com uma vitória por 2 a 0 sobre o Uruguai, em jogo realizado no Estádio El Campín, em Bogotá, na Colômbia. Os gols da taça foram marcados por Andrey e Pedrinho, ambos no segundo tempo.
Com 12 pontos, o Uruguai vinha de uma vitória sobre o Paraguai, por 1 a 0, e dependia só de um empate para ficar com o título do Conmebol Sul-Americano Sub-20. Já o Brasil vinha de um empate em 0 a 0 com a Colômbia e precisava vencer para levantar a taça.
O Brasil não fez bom primeiro tempo. O time não conseguiu criar oportunidades de gol, sendo que a melhor delas veio nos acréscimos, no chute de longe de Vitor Roque. Além disso, a equipe pareceu muito espaçada. O Uruguai jogou melhor, no geral, e teve seu melhor momento na cabeçada de Boselli. E assim, os 45 minutos iniciais terminaram com o placar em branco, o que favorecia a Celeste.
No segundo tempo, o Brasil voltou com uma postura mais incisiva. Aos 7 minutos, Vitor Roque finalizou, mas o goleiro Rodríguez fez grande defesa. Já aos 12′, Guilherme Biro finalizou e mandou a bola na trave, quase abrindo o marcador. O Uruguai respondeu aos 18′, com Chagas, me belo chute que Michael defendeu.
Enquanto o Brasil pressionava, o Uruguai tentava chegar nos contra-ataques e aos 38 minutos saiu o gol da Canarinho. Depois de belo drible pela esquerda, Kaiki cruzou a bola na cabeça de Andrey, que mandou no contrapé do goleiro Rodríguez: 1 a 0 para a Seleção Brasileira.
Luciano Rodríguez, aos 43′, em cobrança de falta, quase empatou para os uruguaios, mas o título do torneio ficou com a Canarinho, já que aos 47′, Pedrinho, em contra-ataque, driblou o goleiro na intermediária e mandou a bola para o fundo das redes: 2 a 0 para a Seleção Brasileira, que comemorou a conquista, mas teve confusão antes disso.