Governo Federal autoriza a nomeação de mil aprovados em concurso do INSS
As vagas são para o cargo de Técnico do Seguro Social. Segundo o Ministério da Gestão, outras autorizações de concursos estão previstas para o mês de junho
Governo Federal aprovou a nomeação de 1.000 candidatos aprovados em concurso público para provimento de cargos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Portaria 2.719/2023 com a autorização foi publicada nesta segunda-feira, 12/6, no Diário Oficial da União (DOU).
As vagas a serem preenchidas são referentes ao concurso autorizado em junho de 2022. Serão nomeados os aprovados para o cargo de Técnico do Seguro Social de nível intermediário.
O próprio INSS está responsável por verificar, previamente, as condições para a nomeação dos candidatos e editar as respectivas normas, como editais, portarias ou outros atos administrativos.
Outros dois fatores condicionantes para o provimento dos cargos é a existência de vagas na data da nomeação dos candidatos e a adequação orçamentária do órgão.
De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), ao longo do mês de junho, estão previstas a publicação das autorizações de concursos que poderão ser realizados ainda esse ano.
Veja lista dos órgãos e vagas autorizadas
- Ministério das Relações Exteriores – 30 vagas para o cargo de terceiro-secretário da carreira da diplomacia.
- Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – 814 vagas
- Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima – 98 vagas
- Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) – 502 vagas
- IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – 8.141 vagas para contratação temporária