Líbano: 30 dias após explosão socorristas encontram sinais de vida nos escombros

Equipes de resgate em Beirute fazem escavações em escombros nesta sexta-feira (4), após detectarem uma indicação de sinais de vida 30 dias depois da grande explosão que destruiu parte da cidade.

Danos causados por explosão na área portuária de Beirute, no Líbano 05/08/2020 REUTERS/Mohamed Azakir

As equipes de busca concentram esforços na área de Mar Mikhael, um bairro próximo ao epicentro da explosão do mês passado, depois que equipes de resgate detectaram movimento em meio aos destroços. O trabalho se iniciou na quinta-feira e foi intensificado nesta sexta.

Os socorristas trabalharam sob holofotes em condições úmidas de verão para remover partes de uma parede com um guindaste, enquanto uma multidão inquieta aguarda ansiosa por atualizações.

A busca foi iniciada por um cão de resgate que passou pelo prédio destruído com uma equipe de resgate chilena na quinta-feira e indicava sinais de vida, disse Eddy Bitar, trabalhador de uma organização não governamental local.

A imagem térmica posteriormente mostrou dois corpos – um pequeno corpo enrolado ao lado de um corpo maior. Um dispositivo de escuta também registrou um ciclo respiratório de 18 por minuto, disse Bitar.

“Há uma pequena chance de que a pessoa ainda esteja viva”, disse Bitar.

As equipes de resgate estão cavando túneis em meio a escombros de concreto para chegar ao local do possível sobrevivente. Francisco Lermanda, trabalhador de uma ONG chilena de busca e resgate estava cauteloso com a perspectiva de encontrar alguém com vida depois de tantos dias sob os escombros. Mas ele não descartou.

Uma pessoa sobreviveu 28 dias sob os escombros após o terremoto do Haiti, acrescentou ele.

cnn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *