Opera Paraíba realiza três dias de mutirão de catarata no Hospital Regional de Queimadas
A aposentada Maria José de Macedo, de 76 anos, moradora da cidade de Boqueirão, foi uma das pacientes contempladas com o Programa Opera Paraíba, que realizou 108 cirurgias de catarata, nesta segunda (6), terça (7) e quarta-feira (8), no Hospital Regional de Queimadas, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba.
“Agradeço muito por poder fazer essa operação, e hoje eu não sei nem como agradecer por estar aqui e ser operada. Em breve, eu vou conseguir fazer tudo melhor em casa. Estou muito feliz, muito feliz”, comemorou.
Os usuários beneficiados já estavam cadastrados no programa, criado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o objetivo de diminuir a lista de espera pela realização de cirurgias eletivas.
Considerado de baixa complexidade, o processo cirúrgico dura de 5 a 10 minutos, e os pacientes têm alta no mesmo dia.
A diretora-geral da unidade, Ana Rita Ribeiro, destaca os benefícios que a cirurgia traz para os pacientes. “A cirurgia é rápida e a recuperação também. A grande maioria dos pacientes já sai enxergando bem do centro cirúrgico e em pouco tempo terão independência novamente para fazerem suas atividades do dia a dia”, destacou.
Esse foi o terceiro mutirão de catarata realizado em 2023 na unidade de saúde. Em todo Estado, o programa Opera Paraíba já beneficiou cerca de 7 mil pessoas com a cirurgia da especialidade.