Os desafios dos casais que empreendem juntos!
Casados há 30 anos, Saulo e Michele Chaves Carvalho, de Aracaju (SE) são exemplos de como casais podem empreender juntos e serem felizes. Ele se tornou empreendedor aos 22 anos, quando abriu sua primeira franquia no segmento de telefonia, chegando a ter 15 unidades. E foi nesse período que ele conheceu e se casou com Michele, que trabalhava em uma agência de viagens, mas decidiu sair para empreender ao lado do marido, fazendo o negócio prosperar.
Desde então, eles têm sido parceiros nos negócios, que acabaram se diversificando. Há 7 anos, o casal tem uma franquia da rede Sal e Brasa Grill Express, no RioMar Shopping. “Uma franquia de fast food exige a presença do empreendedor, então, estamos nesse dia a dia para resolver tudo no detalhe”, explica a franqueada.
Para o casal, o segredo para ter sucesso nos negócios e no casamento é não levar os problemas do trabalho para casa. Mesmo sabendo que não é fácil, já que passam o dia juntos, Michele explica que quando chegam em casa viram a chave e conversam sobre os filhos, e principalmente, sobre eles. “Temos que ter nosso tempo como casal, isso é essencial”, ressalta.
Como dica para os casais que estão começando a empreender, Saulo e Michele afirmam que essa é a melhor decisão que podem tomar, mas os desafios são vários e citam alguns:
- Sempre ouvir o outro
- Exaltar os pontos fortes de cada um
- Complementar-se mutuamente
“Lá atrás assinamos um contrato nos comprometendo em apoiar um ao outro, se isso vale para a vida, por que os negócios ficariam de fora?”, analisa Michele. “O sucesso ou fracasso dessa parceria depende apenas do casal e, digo com convicção, isso só nos deixa mais fortes”, completa Saulo, franqueado da Sal e Brasa Grill Express.
Eles concordam que empreender com experiência é mais fácil, mas de qualquer forma poder contar com a expertise de uma franqueadora e ter o apoio da marca em cada passo é muito mais tranquilo e seguros.