3ª colocada em 2019, Globo recupera liderança de verbas da Secom de Bolsonaro Determinação do TCU durante gestão de Fábio Faria obrigou Secretaria de Comunicação do Planalto a reordenar participação da Globo na publicidade. Record e SBT voltaram para 2º e 3º lugar em 2021…
A TV Globo voltou em 2021 a ser contemplada com a maior fatia do investimento de publicidade estatal federal da Secom (Secretaria de Comunicação) do Palácio do Planalto. A TV Record, que disputa o 2º lugar de audiência com o SBT, havia assumido a dianteira dos investimentos do governo de Jair Bolsonaro em 2019 e 2020. A situação mudou depois da chegada de Fábio Faria ao Ministério das Comunicações, em junho de 2020, que ficou obrigado a seguir uma determinação do Tribunal de Contas da União. Com a ordem do TCU, a emissora líder em audiência passou novamente –assim como nos últimos governos– a receber mais recursos.
Quando se observa os dados dos 3 primeiros anos de Bolsonaro no Planalto somados, ainda se nota uma falta de equalização entre o que cada TV recebe e a audiência.
A emissora de Edir Macedo ainda é a que mais se beneficia quando somados os recursos destinados pela Secom desde 2019 -ano em que Jair Bolsonaro (sem partido) assumiu a Presidência da República. Nesses 3 anos, a Record acumula R$ 58,8 milhões. O SBT, em 2°, recebeu R$ 53,5 milhões. A Globo está em 3° lugar no acumulado da administração bolsonarista na Secom, com R$ 47,2 milhões.
O Poder360 só teve acesso aos recursos programados pela Secom e não o total de gastos em publicidade estatal federal das administrações direta e indireta. Ficam de fora, portanto, os gastos com propaganda realizados por Petrobras, bancos públicos e pagamentos dos próprios ministérios para campanhas específicas (essas informações completas e compiladas não estão mais disponíveis ao público desde 2017, com a chegada de Michel Temer ao Planalto).
Hoje 3° lugar na lista de beneficiadas quando considerados os 3 anos de governo
Bolsonaro, a Globo terminou o 1° governo de Dilma Rousseff (2011-2014), do PT, com 21% das verbas estatais comandadas pela Secom. No governo seguinte, com Michel
Temer (2016-2018), do MDB, a fatia manteve-se em 21%. O infográfico abaixo mostra essa evolução da publicidade estatal para cada uma das principais emissoras do Brasil:
Quando comparados os índices de audiência de cada emissora no período de outubro de 2020 a outubro de 2021, a Globo figura isolada na liderança. Como indicado em infográfico acima neste post, o share da emissora, isto é, a porcentagem do número de espectadores comparada aos níveis das concorrentes é de 31%, enquanto Record TV e SBT aparecem com 12% e 10%, respectivamente.
Isso quer dizer que, de 100 televisores ligados no Brasil entre outubro de 2020 e outubro de 2021, 1/3 estavam sintonizados na Globo.
Se consideradas só as 5 maiores emissoras de TV nesse período, a cada 100 televisores ligados, 55 estavam sintonizados na Globo; 21 na Record TV, 17 no SBT, 5 na Band e 2 na
RedeTV! Os dados são da Kantar Ibope Media.
TCU MONITORA
Relatório do TCU (Tribunal de Contas da União) de novembro de 2019 indicou que a
Secom do governo Bolsonaro destinava maiores percentuais de verbas publicitárias para a Record TV e o SBT -emissoras que não são líderes em audiência, mas que são consideradas aliadas ao Planalto- em comparação à TV Globo.
O Poder360 apurou que os processos listados pelo TCU que indicavam assimetria no pagamento de serviços de publicidade catalisaram o movimento do governo de voltar a pagar fatias maiores à Globo. A gestão do ministro Fábio Faria fez esse compromisso com o tribunal. O acordo foi cumprido neste ano.
A equipe da Secom fica sob coordenação de Faria. O presidente Bolsonaro demitiu Fábio Waingarten em março de 2021. A secretaria tem buscado a sistematização de processos e o pragmatismo na era pos-Majngarten. O caso da verba de publicidade destinada pela pasta é um dos exemplos.
Bolsonaro é crítico à TV Globo desde a campanha, nas eleições de de 2019, depois de ser citado em uma reportagem sobre o assassi Marielle Franco (Psol-RJ), no Jornal Nacional, fez uma live no Face de “podre, canalha”.