Cagepa inicia obra para modernizar abastecimento de água em João Pessoa e Cabedelo

Redução de perdas, equilíbrio na distribuição, continuidade no fornecimento e melhor aproveitamento dos recursos hídricos. Estes são os principais objetivos do Projeto Água na Medida: controle e eficiência,uma obra estratégica do Governo do Estado da Paraíba e da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) que visa modernizar o sistema de abastecimento de água nos municípios de João Pessoa e Cabedelo. 

Com investimento de R$ 34 milhões, a iniciativa é financiada pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e faz parte do Projeto de Segurança Hídrica da Paraíba (PSH-PB). A previsão é de que a obra seja entregue até dezembro de 2026, beneficiando cerca de 210 mil pessoas. 

O projeto pretende realizar a setorização do abastecimento de água nos municípios, permitindo monitorar e controlar com maior precisão a pressão e a vazão nas redes. Para isso, além da implantação de Distritos de Medição e Controle (DMCs), o projeto prevê ações estruturais como a substituição de redes antigas, o reparo de vazamentos não visíveis e a otimização do sistema hidráulico com a substituição e reforço de cerca de 27 quilômetros de redes de distribuição, contribuindo diretamente para a redução de perdas técnicas e operacionais.

Segundo o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves, a obra representa um marco na modernização da infraestrutura hídrica da Região Metropolitana de João Pessoa e Cabedelo, alinhando-se às melhores práticas internacionais de controle de perdas e uso racional da água.

“Diante dos desafios crescentes da escassez de água, projetos como este são fundamentais para garantir sustentabilidade, eficiência e segurança hídrica. Com o aumento da população e da demanda, o combate ao desperdício se torna cada vez mais urgente e a gestão eficiente dos sistemas de abastecimento é uma prioridade do Governo do Estado”, afirmou. 

Setorização – Conforme explica o engenheiro da Cagepa, Emmanuel Nazareno, o processo de setorização do abastecimento por meio dos DMCs consiste na subdivisão do sistema de distribuição de água com a instalação de pontos de medição de vazão e pressão controlados de forma remota por telemetria. A metodologia permite monitorar em tempo real a pressão de água dos distritos, garantindo que ela seja distribuída de forma adequada a todos os moradores e prevenindo possíveis danos a equipamentos hidráulicos como boias de caixa d’água, tubulações internas, torneiras e chuveiros.

“A implementação de DMCs permite que a Cagepa consiga fazer um acompanhamento mais eficiente do abastecimento de água em cada região setorizada. Esse monitoramento remoto permite identificar rapidamente baixas pressões, falta de água e vazamentos para que possam ser solucionados. Assim, a tecnologia dos distritos de medição e controle otimiza a oferta de água, melhora a qualidade de vida da população e preserva o meio ambiente”, explicou.

Obra – No total, o projeto contemplará 13 bairros de João Pessoa e todo o município de Cabedelo. Na capital, serão beneficiados os bairros do Bessa, Jardim Oceania, Aeroclube, Manaíra, Tambaú, São José, Miramar, Tambauzinho, Castelo Branco, Altiplano I e II, Cabo Branco, Jardim Luna, Brisamar.

As primeiras intervenções já foram iniciadas nos bairros Castelo Branco, Altiplano, Cabo Branco, Manaíra e Aeroclube. A Cagepa destaca que a obra segue todos os protocolos de segurança e comunicação com os moradores e que, à medida que os trabalhos forem avançando, a população já poderá sentir as melhorias na distribuição de água.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o plantão social do consórcio responsável pela obra, pelo e-mail social@consorciointermares.com.br ou pelo Whatsapp (83) 98674-9596. O contato com a Cagepa também pode ser feito pelos canais de atendimento: teleatendimento 115; WhatsApp (83) 98198-4495; Telegram @cagepabot; aplicativo Cagepa (Android e iOS) e agência virtual no site cagepa.pb.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *