João Azevêdo abre Paraíba World Beach Games e destaca importância do evento para o fortalecimento da economia do Estado

O governador João Azevêdo abriu, nesta segunda-feira (1º), o Paraíba World Beach Games edição 2025, maior evento de esportes de praia do Brasil idealizado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), que acontece na arena localizada no Busto de Tamandaré até o dia 9 de novembro.
O calendário de competições foi iniciado hoje com os Jogos Universitários Brasileiros de Praia (JUBs Praia), com a participação de mais de 2 mil atletas de 25 estados brasileiros mais o Distrito Federal, disputando as modalidades de Águas Abertas, Beach Wrestling ,Vôlei De Praia, Aquathlon, Cross Training, Vôlei Misto 3×3, Basquete 3×3, Futevôlei, Beach Hand, Futmesa, Beach Soccer, Skate, Beach Tennis e Surf.

Ao longo de 70 dias de evento, cerca de 10.500 atletas de 14 modalidades irão competir nas areias e no mar da Praia de Tambaú e atrair um público de mais de 190 mil pessoas. A organização do evento estipula a geração de 1.800 empregos durante a realização do Paraíba World Beach Games.
Durante a abertura, o chefe do Executivo estadual evidenciou a grandiosidade do evento que potencializa o crescimento econômico do Estado e a movimentação de diversas cadeias produtivas. “Este ano nós ampliamos o evento com competições internacionais e o Paraíba World Beach Games se consolidou, colocando João Pessoa como a cidade que realiza os maiores jogos de praia. Serão 70 dias de competições com 14 modalidades, com a participação de mais de 10 mil atletas e quem ganha é a cidade, o turismo e a economia. O investimento que o Estado está fazendo de R$ 15 milhões retorna com a geração de emprego e vamos aproveitar para torcer e nos divertir com os nossos esportes favoritos”, frisou.

O vice-governador Lucas Ribeiro ressaltou a importância da atração do evento para o Estado. “Esse ano temos um calendário ainda maior, com a presença de milhares de estudantes do Brasil inteiro que estão hospedados em João Pessoa, conhecendo a nossa Capital. Além de fortalecer a prática esportiva, estamos gerando novas oportunidades, portanto, serão 70 dias de muito esporte e fortalecimento do desenvolvimento da Paraíba”, celebrou.
O secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lindolfo Pires, destacou o compromisso do governador João Azevêdo com o fortalecimento do segmento que tem descoberto novos atletas e atraído grandes competições para o Estado. “A Paraíba recebe hoje mais de 10.500 atletas do Brasil e do mundo e a nossa expectativa é a melhor possível porque estamos unindo aqui o esporte à economia. Todos os hotéis da Orla estão completamente lotados porque apenas nesse primeiro evento nós temos 2 mil estudantes universitários de todo o Brasil que estarão competindo até o próximo sábado em uma área de mais de 12.500 metros quadrados. Além disso, de forma inédita, estamos trazendo estudantes de escolas públicas de todo o Estado que terão um local exclusivo para terem aulas práticas e para que eles possam ver seu ídolo que irão transmitir suas experiências de vida”, explicou.
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, destacou a importância do evento para estimular a prática esportiva e projetar a cidade internacionalmente. “Esse é um evento que consolida cada vez mais João Pessoa nesse projeto de transformar a cidade como a Capital do esporte, inclusive, em nível internacional. Além de tudo, teremos oficinas de aprendizagem para as modalidades que terão disputas”, falou.
O representante do Comitê Organizador do Paraíba World Beach Games, Wellington Esteves, destacou a estrutura do evento. “Estamos muito contentes de realizar esse evento na Paraíba, a primeira Confederação já chegou na cidade e está muito satisfeita com a estrutura. Estamos com uma expectativa muito alta para grandes jogos, pois teremos atletas de todo o país e de fora que farão um espetáculo em nível mundial”, disse.
O presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Alim Maluf Neto, falou da alegria de abrir o Paraíba World Beach Games. “Essa é uma parceria de sucesso com o Governo da Paraíba, que mostra a intenção de investir no Esporte que se irmana com a Educação para o bem da sociedade. Só a CBDU entra com mais de R$ 4 milhões nesse evento, são mais de 16 mil diárias de hotel, fazendo com que a economia gire dentro da Paraíba, e para nós é uma honra fazer parte desse grande sucesso e estarmos nesse espaço fabuloso, sem dúvida, uma das maiores arenas que competimos”, afirmou.
Prestigiaram a solenidade os deputados estaduais Hervázio Bezerra, Luciano Cartaxo e João Gonçalves; o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; além de auxiliares da gestão estadual, dentre eles Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Wilson Filho (secretário de Educação), Harlem Vilarim (secretário executivo do Esporte e Lazer), Pedro Matias (secretário executivo da Juventude), Delano Tavares (secretário executivo do Turismo), Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador), Erivonaldo Alves (secretário-executivo de Cooperação com os municípios), coronel Sérgio Fonseca (comandante-geral da Polícia Militar) e coronel Marcelo Araújo (comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar).
Paraíba World Beach Games – O evento também terá competições nas modalidades de basquete, vôlei de praia, natação no mar, frescobol, beach tennis, handebol de praia, futebol de areia, badminton, wrestling, polo aquático, futevôlei, futmesa, skate e surfe.
Dentre as principais disputas estão os Jogos Universitários Brasileiros de Praia (1º a 7 de setembro), Campeonato Brasileiro de Vôlei (10 a 21 de setembro), Mundial de Basquete Master (24 a 28 de setembro), 1º Campeonato Brasileiro de Air Badminton (29 de setembro a 1º de outubro), Beach Soccer e Frescobol Nacional (2 a 5 de outubro), Futevôlei (8 a 12 de outubro), Rei e Rainha do Mar (12 de outubro), Beach Wrestling na Arena (16 a 18 de outubro), Jogos de Verão da OAB (17 e 18 de outubro), Aquarace (15 a 19 de outubro), Open de Polo (25 e 26 de outubro), Beach Tênis (20 a 26 de outubro) e Global Tour 30 de outubro a 9 de novembro).
Além disso, foi montada no local uma estrutura para apresentações culturais e artísticas, Mostra de Artesanato, Circuito Empreender e Praça de Alimentação.
