Câmara dos Deputados rejeita cassação do mandato de Carla Zambelli

A Câmara dos Deputados rejeitou, durante a madrugada desta quinta-feira (11), a cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), apesar de a parlamentar ter sido condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Ela está em uma prisão na Itália.
Foram 227 votos a favor da cassação, 170 contra e 10 abstenções. Para Zambelli perder o mandato, eram necessários 257 votos dos 513 totais. Ou seja, por apenas 30 votos, a deputada não perdeu o mandato.
Entretanto, a parlamentar licenciada ainda pode perder o mandato por faltas. Por estar presa em outro país, a deputada não contabiliza presença desde outubro, quando encerrou um período de licença que havia tirado.
O regimento da Câmara diz que o deputado não pode faltar a mais de um terço das sessões ordinárias.
Derrota em comissão
Antes de ir a plenário, a cassação do mandato de Zambelli foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).
Primeiro, a comissão rejeitou o parecer do relator Diego Garcia (Republicanos-PR), que defendeu a parlamentar.
Depois, a CCJ escolheu novo relator, o deputado Cláudio Cajado (PP-BA). Ele afirmou que Zambelli está presa e sem condições de atuar como deputada, e a cassação do mandato foi aprovada por 32 votos a 2.
Para esse resultado na Comissão, a atuação dos deputados de centro foi decisiva, segundo o UOL. O União Brasil trocou seus cinco integrantes na CCJ, que votaram contra Zambelli.
Por videoconferência, ela teve direito de se defender, pediu por apoio e disse ser perseguida pelo ministro Alexandre de Moraes.
Zambelli ainda chorou ao falar sobre o filho, mas sua participação acabou prejudicada devido à qualidade da conexão.
fonte: https://midiamax.com.br/brasil/2025/camara-deputados-rejeita-cassacao-mandato-carla-zambelli
