Rússia aprova vacina contra coronavírus
A corrida russa por uma vacina já levantou preocupações internacionais de que Moscou está abrindo caminho nos testes para marcar pontos políticos e de propaganda.
Funciona com bastante eficácia, forma uma imunidade estável e, repito, passou por todos os testes necessários”, disse O Presidente Putin em reunião de gabinete na terça-feira de manhã.
A vacina russa, junto com muitas outras em desenvolvimento em vários países no esforço de aliviar uma crise de saúde mundial que matou pelo menos 734.900 pessoas, passou por testes iniciais em macacos e humanos com aparente sucesso.
As vacinas geralmente passam por três estágios de testes em humanos antes de serem aprovadas para uso generalizado. As duas primeiras fases testam a vacina em grupos relativamente pequenos de pessoas para ver se ela causa danos e se estimula o sistema imunológico. A última fase, conhecida como Fase 3, compara a vacina a um placebo em milhares de pessoas.
Esta fase final é a única maneira de saber com certeza estatística se uma vacina previne uma infecção.
Em todo o mundo, mais de 30 vacinas de um total de mais de 165 em desenvolvimento estão agora em vários estágios de testes em humanos.
O ministro da saúde da Rússia, Mikhail Murashko, disse que o país começará uma campanha de vacinação em massa no outono, e disse na terça-feira que ela começaria com professores e profissionais da área médica neste mês.
Via: New York Times