Bolsonaro sobre lockdown por falta de UTIs: “Saúde sempre teve seus problemas”
O presidente Jair Bolsonaro reforçou na manhã deste domingo (28.fev.2021) críticas às novas medidas de restrição impostas por governos municipais e estaduais para frear o avanço da covid-19 no país.
Em publicação no Facebook. o presidente disse que o lockdown provoca “desemprego em massa com consequências desastrosas para todo o Brasil”. A publicação é feita no dia que os bloqueios entram em vigor no Distrito Federal.
O comentário de Bolsonaro é acompanhado de uma notícia de março de 2015 que relata fala de leitos de UTI (unidade de terapia intensiva). “A saúde no Brasil sempre teve seus problemas. A falta de UTIs era um deles e certamente um dos piores”, escreveu o presidente.
Mais cedo, ainda na madrugada deste domingo (28.fev), Bolsonaro compartilhou o vídeo de uma empresária que pede para o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), desistir do lockdown, que entrou em vigor às 0h01.
“O povo quer trabalhar”, escreveu o presidente.
Neste sábado (27.fev.2021), o governador Ibaneis Rocha explicou que o lockdown foi determinado porque a taxa de ocupação de leitos no DF ultrapassou 98%.
“Nós infelizmente tivemos que optar pelo fechamento total do comércio porque a taxa de ocupação de leitos ultrapassa os 98%… Não fico feliz com a decisão, sei que vai impactar na vida de milhares de pessoas, mas é necessário frente à gravidade da situação”, escreveu Ibaneis.