O abdômen ‘tanquinho’ de Ludmilla e Brunna Gonçalves: saiba tudo sobre a lipo LAD
Procedimento dura o dobro do tempo de uma lipoaspiração comum e também custa muito mais caro devido ao uso de vários equipamentos.
Em julho, Ludmilla foi submetida a uma cirurgia para correção de sua prótese de silicone nos seios. Semanas depois, posou mostrando o resultado, não só desse procedimento, mas do abdômen esculpido pela lipoaspiração de alta definição, conhecida como LAD ou Lipo HD.
Brunna Gonçalves, esposa da cantora, também passou pelo procedimento e ganhou o elogio de Ludmilla sobre o novo “tanquinho”: “Já tenho onde lavar as calcinhas”.
Segundo a última pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, lipoaspiração é segunda cirurgia estética com maior número de procedimentos realizados no país, perdendo apenas para aumento de seios. O dado não separa os números de lipoaspiração por tipo de técnica.
“Na lipoaspiração comum, você tira simplesmente a gordura profunda do corpo da pessoa. A gente tem duas camadas de gordura debaixo da pele, e a gente tira preferencialmente a camada profunda”, explica o cirurgião plástico Adriano Medeiros.
“Já na lipo de alta definição, você aspira gordura em três níveis. Isso buscando evidenciar o contorno dos músculos em várias regiões do corpo.”
Segundo o cirurgião, a técnica “não inventa nenhum músculo na gordura. Só evidencia, entende o movimento muscular, as inserções musculares. E vai mostrar através de sombras e luzes um abdômen de aspecto mais atlético, como se tivesse malhado”.
Ludmilla e Brunna escolheram a região abdominal, mas o procedimento pode ser feito para evidenciar as bordas dos músculos em outras regiões do corpo, como braço, peitoral, costas e coxa.
De acordo com Isabela Savoretti Viegas, da JK Estética Avançada, clínica onde o casal se submeteu ao procedimento, a LAD é indicada “para homens e mulheres que desejam um corpo com mais definição, que tenham o IMC [índice de massa corpórea] próximo ao ideal, sem grau avançado de flacidez, tanto tissular [pele] quanto muscular”.
Quanto vale um gominho?
A cirurgia dura cerca de cinco ou seis horas e a lipoaspiração normal leva metade desse tempo. O valor de uma lipoaspiração comum em relação a LAD também chega a ser metade. Para ambas, os valores variam, a depender do profissional, da equipe, do hospital, entre outras variáveis.
Segundo os profissionais ouvidos pelo G1, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica proíbe a divulgação de valores de cirurgias plásticas e outros procedimentos estéticos.
A LAD tem o valor mais elevado por causa dos equipamentos usados. “Ultrassom pra derreter a gordura, para o cirurgião conseguir esculpir, abaixar o retalho; aparelho de sucção e um outro pra trabalhar a gordura. É uma coisa um pouco mais complexa e com um tempo cirúrgico bem maior. Então, é mais caro”, explica Adriano.
Ganho de peso
O cirurgião também explica que não há risco de deformidade nos “gominhos” em caso de ganho de peso. Mas esse problema já ocorreu quando a técnica começou a ser aplicada.
“Isso era uma coisa que acontecia no início, porque eles desenhavam, esculpiam a forma muscular na gordura. Ficava muito bonito, mas tinha esse revés, que se a pessoa engordasse, ia engordar também aquela escultura que era feita na realidade na gordura e não no músculo.”
Segundo Adriano, a nova técnica para o procedimento, desenvolvida pelo cirurgião colombiano Alfredo Hoyos, trouxe melhoras para o resultado. O G1 tentou contato com Alfredo para falar sobre o procedimento, mas não teve resposta.
O que pode acontecer é a perda do resultado da cirurgia. “Em nosso consultório, já tivemos casos em que pacientes engordaram e não ficaram com nenhum tipo de deformidade, apenas perderam as definições”, explica Isabela.
Quais os cuidados?
Embora não haja o risco da deformação, é importante tomar alguns cuidados tanto no pós-cirúrgico quanto para a manutenção do “tanquinho”.
“É recomendado o uso de cinta cirúrgica por 60 dias e meias de compressão por 15 dias após a cirurgia, bem como a realização de sessões de drenagem linfática manual, conforme indicação médica”, diz Isabela. Ela também pede para que o paciente evite sol durante dois meses.
“Levando uma vida saudável, praticando atividade física, evitando álcool, evitando açúcar, fazendo uma alimentação balanceada… tudo o que a gente tem que fazer na vida”, aconselha Adriano, falando sobre a manutenção.
“A cirurgia não é um milagre. Ela te leva de um ponto ‘a’ para o ‘b’, mas se você não se cuidar, não vai conseguir fazer a manutenção daquele resultado. Tudo o que a gente já sabe, mas não faz.”
Tanquinho famoso
Isabela afirma que a busca pelo procedimento aumentou depois da divulgação de Ludmilla e Brunna. Ela explicou que, no geral, o relato de famosos influencia bastante na procura.
Adriano concorda que há influencia dos famosos na busca por procedimentos estéticos. Mas também considera que existe o movimento inverso.
“Se uma famosa aparece bonita e diz que foi aquilo, naturalmente vai fazer um efeito de aumento nessa cirurgia, sim.”
“Mas [a LAD] é uma coisa que está aí muito em voga, aumentado cada vez mais, não só por conta dessa ou aquela atriz, que divulgou seu resultado. Mas é uma coisa que é uma tendência internacional. As pessoas estão vendo resultado, gostando cada vez mais e naturalmente, os próprios artistas chamam atenção pra isso e também querem fazer.”
Fonte: G1