STF mantém afastamento do governador do DF e prisão do ex-ministro Torres

Por 9 votos a 2, o STF manteve o afastamento por 90 dias do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e a prisão de Anderson Torres, seu ex-secretário de Segurança Pública e ex-ministro da Justiça de Bolsonaro.
……………………..
A ONG de direitos humanos Human Rights Watch (HRW) condenou os atos de terrorismo que destruíram os prédios dos Três Poderes em Brasília no último domingo e pediu a responsabilização de quem praticou e de quem permitiu os abusos.
……………………..
A FRASE

É o resultado de uma série de ofensivas contra as instituições democráticas brasileiras, contra o Congresso Nacional e o STF, durante os quatro anos em que Jair Bolsonaro foi presidente.
Maria Laura Canineu, diretora da HRW no Brasil, que vê responsabilidade política de Bolsonaro pela violência dos golpistas.
……………………..
Falhas e omissões culminaram no caos terrorista em Brasília no domingo, segundo autoridades que exerceram funções executivas no Distrito Federal. A defesa do governador afastado, Ibaneis Rocha, disse que o plano de segurança foi sabotado. Segundo o Estadão, o GSI dispensou no sábado o reforço da segurança do Palácio do Planalto.
……………………..
Pesquisa Datafolha mostra que 93% condenam os ataques golpistas de domingo. Para 46%, todos os participantes da depredação deveriam estar presos. E 55% veem responsabilidade de Bolsonaro pelos ataques.
……………………..
UOL Confere checou as histórias contadas por bolsonaristas sobre infiltrados nas invasões em Brasília e mortes: tudo mentira.
……………………..
A Polícia Federal terminou de colher os depoimentos dos detidos depois das invasões em Brasília. Vão para a prisão 1.398 pessoas (904 homens, 494 mulheres), e 599, na maioria mulheres, idosos e pessoas acompanhadas de crianças, estão liberadas.
……………………..
“Não sei se sinto dó ou raiva”: o que dizem as famílias de golpistas.
……………………..
O interventor no Distrito Federal, Ricardo Cappelli, disse que até amanhã serão abertos inquéritos para investigar o comportamento de PMs durante as invasões de domingo.
……………………..
Com a ameaça da realização da “Mega Manifestação Nacional pela Retomada do Poder”, organizada por bolsonaristas, a segurança na Esplanada dos Ministérios foi reforçada, com restrição quase total ao tráfego de veículos e com a presença da Força Nacional e de centenas de PMs, além do uso de helicópteros e drone. Só três bolsonaristas apareceram. Era blefe, diz Ricardo Kotscho, mas isso só vai parar quando prenderem chefes do bando golpista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *