Novo perfil do consumidor transforma o cuidado com o lar em oportunidade de negócio
Com a atenção voltada para à conservação da casa, CleanNew projeta aumento de 80 a 100% no faturamento de dezembro
O cuidado com o lar ganhou outra dimensão na rotina do consumidor brasileiro. Se antes a limpeza pesada e a manutenção dos estofados eram práticas pontuais, hoje fazem parte de uma rotina de valorização do bem-estar. De acordo com pesquisa realizada pela Spherical Insights & Consulting, espera-se que o mercado de limpeza profissional mundial atinja um valor de US$74,299 bilhões até 2028. Essa mudança se intensifica principalmente no último bimestre do ano, quando aumenta o fluxo de confraternizações, visitas e preparação dos ambientes para o período de festas. O resultado é um crescimento significativo no mercado e, principalmente, na procura por serviços de blindagem de estofados. Referência nacional em higienização e blindagem, a CleanNew prevê aumento de 80% a 100% no faturamento de dezembro.
A rede que fora das datas sazonais atende cerca de xx clientes, observou nos últimos anos a demanda entre novembro e dezembro e como isso está ligado ao novo perfil do consumidor, que hoje valoriza muito mais os cuidados com o lar e a economia, mantendo a qualidade dos móveis ao invés de fazer um novo investimento através da compra. Esse comportamento, coloca a casa ganhando mais importância na rotina, e com isso, cresce também a procura por serviços que ajudem a manter os ambientes em ordem. Para Fritz Paixão, CEO da rede, isso deve-se à busca por proteção preventiva dos estofados principalmente no período festivo. “Com o aumento das celebrações e o uso intensivo de sofás, cadeiras e tapetes, cresce a necessidade de cuidado contra manchas, derramamentos, desgaste natural e, principalmente, o impacto do uso diário. A blindagem é um serviço que conversa com essa necessidade, pois entrega durabilidade, reduz custos futuros e aumenta a vida útil dos itens. Na atualidade, as pessoas querem soluções que economizem tempo e no fim do ano isso fica ainda mais evidente”, afirma .
O avanço do consumo de serviços especializados impacta diretamente a marca, que tem registrado crescimento contínuo nessa época, confirmando a tendência de que o cuidado profissional com o lar deixou definitivamente de ser sazonal para se tornar um hábito consolidado. Com perspectivas promissoras, a empresa prevê que 2026 mantenha o ritmo, alcançando 30% de aumento na busca por serviços, com consumidores cada vez mais atentos à proteção preventiva e ao uso de técnicas seguras e de longo prazo. “A casa passou a ocupar um papel emocional e funcional muito mais forte. Hoje, a atenção aos detalhes, da limpeza à conservação, é muito maior do que há alguns anos e isso também deve-se ao pós-pandemia. O consumidor percebeu que um ambiente bem cuidado impacta diretamente seu bem-estar, produtividade e até na sua imagem”, completa o executivo.
