CrossFit: vilão ou aliado dos pacientes reumáticos?

O impacto da prática esportiva será tema no 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia
O CrossFit, modalidade esportiva que conquistou milhares de adeptos no Brasil e no mundo, será tema de destaque no 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia que acontece em Salvador de 17 a 20 de setembro. O assunto será explorado pelo reumatologista Dr. Martin Fábio Jennings Simões, coordenador da Comissão de Medicina Física e Reabilitação da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).
O especialista ministrará a conferência “CrossFit: vilão ou aliado?”, que trará reflexões sobre os efeitos desse treino físico de alta intensidade, que combina elementos de diversas modalidades, em indivíduos saudáveis e em pacientes com doenças articulares crônicas, sejam degenerativas ou inflamatórias.
A ciência já demonstra que a prática regular de exercícios físicos traz benefícios gerais à saúde e contribui para uma vida mais longa e com melhor qualidade. Essa realidade também se aplica a pessoas com limitações físicas, como pacientes reumáticos, para os quais o sedentarismo pode agravar o quadro clínico e dificultar a recuperação.
“Dores, rigidez, cansaço e até o receio de sentir ainda mais dor podem afastar o paciente da atividade física. No entanto, um programa de exercícios adequado é fundamental para o controle da doença e para a manutenção da saúde”, destaca o reumatologista Martin Fábio Jennings Simões.
Pesquisas apontam que pacientes com doenças reumáticas podem participar com segurança de programas regulares de atividade física, desde que respeitadas as necessidades individuais e eventuais limitações.
Durante sua palestra, o reumatologista procurará definir os conceitos biomecânicos da modalidade crossfit, os benefícios gerais para a aptidão física, as evidências atuais dos efeitos em doenças articulares crônicas degenerativas ou inflamatórias, além de identificar os principais riscos da modalidade para o aparelho locomotor e estratégias de prevenção.
Organizado pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o Congresso é o maior evento da especialidade na América Latina. A programação inclui cursos, mesas-redondas, conferências, simpósios, sessões de temas livres, encontros com pacientes, atividades culturais e premiações para os trabalhos científicos mais relevantes da reumatologia brasileira.
Serviço:
42° Congresso Brasileiro de Reumatologia / Data: 17 a 20 de setembro de 2025
Local: Centro de Convenções de Salvador (Av. Octávio Mangabeira, 5.490 – Boca do Rio, Salvador – BA)
Confira a programação completa do 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia (sbr2025.com.br).
@sociedadereumatologia | @reumatologinsta
Doenças reumáticas no Brasil
Estima-se que as doenças reumáticas já afetam mais de 15 milhões de brasileiros. Em geral, provocam muitas dores nos pacientes e representam uma das maiores causas de afastamento do trabalho e de aposentadorias por invalidez. Entre as principais doenças reumáticas estão Artrite Reumatoide, Osteoartrite/Artrose, Espondiloartrites, Artrite Psoriásica, Lombalgia, Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), Fibromialgia, Osteoporose, Gota, Febre Reumática, Vasculites, Doença de Sjögren, Doença de Behçet e Esclerose Sistêmica (ES). Cada doença tem sua característica. A artrite reumatoide, por exemplo, é uma doença crônica e ocorre quando há uma alteração do sistema imunológico, que ataca as articulações.
Sobre a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)
A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) é uma associação civil científica de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 15 de julho de 1949, na cidade do Rio de Janeiro, pelos médicos Herrera Ramos, Waldemar Bianchi, Pedro Nava, Israel Bonomo, Décio Olinto e outros, tendo mantido desde então sua tradição científica, acompanhando e promovendo o desenvolvimento da especialidade no Brasil e com um importante papel também internacional, especialmente entre os países da América Latina. Filiada à Associação Médica Brasileira, conta em torno de 2 mil associados, congrega 26 sociedades regionais estaduais, assessorias e comissões científicas e representações em associações nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde.
Assessoria de Imprensa | 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia 2025