Hospital Edson Ramalho encerra atividades da campanha Outubro Rosa com realização de mais de 500 consultas médicas
Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) encerrou nesta sexta-feira (31) as atividades da campanha Outubro Rosa – de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero – com a realização de mais de 500 consultas médicas. Durante todo o mês, a unidade hospitalar, gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) e integrante da rede estadual, também divulgou a mensagem do cuidado com a saúde da mulher por meio de palestras educativas sobre temas diversos – como o autoexame da mama, rodas de conversas e dinâmicas laborais.
O diretor-hospitalar do HSGER, Cícero Ludgero, reafirma o compromisso com a vida e com o cuidado integral da mulher. “Trabalhamos para despertar nas nossas pacientes e seus familiares, e nas nossas colaboradoras, a consciência sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Mais do que informar, nós acolhemos, escutamos e fortalecemos o protagonismo feminino no autocuidado”, observa. O HSGER é referência na realização de cirurgias do Programa Paraíba Contra o Câncer, na primeira macrorregião de saúde do Estado.
Durante o mês de outubro, o HSGER ampliou o número de consultas e de exames por imagem às pacientes que chegam via Central Estadual de Regulação e ofertou os serviços às colaboradoras da unidade hospitalar. Foram realizadas mais de 500 consultas de mastologia e de ginecologia.
Apesar de trabalhar em um hospital, a colaboradora Cosma de Oliveira estava um pouco descuidada com sua saúde. Ela aproveitou as ações da campanha para ter consultas médicas com mastologista e ginecologista. “A campanha foi muito importante também para quem trabalha no Edson Ramalho. Em nossa vida privada, muitas vezes somos cuidadoras e esquecemos de nós mesmas. Eu já estava há alguns anos sem atendimento médico especializado. Mas eu vou me cuidar mais”, enfatiza.
No último sábado (25), o HSGER realizou uma grande ação em alusão ao Outubro Rosa, ofertando uma série de exames e atividades. Conforme a coordenadora do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Aparecida Gambarra, foram disponibilizados exames de ultrassom mamária e transvaginal, tomografia computadorizada, endoscopias, exame cipatológico e testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis: HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. A atividade também contou com coffee break e música ao vivo. Durante todo o mês, foi feito o encaminhamento de pacientes e colaboradoras ao Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC) para realização de mamografia.
A gerente de Práticas Multiprofissionais em Saúde, Railda de Almeida Gomes, destaca a união de toda a equipe assistencial em torno de um propósito comum: promover saúde e esperança. “As atividades simbolizam o compromisso da nossa instituição e das equipes multiprofissionais com a promoção da saúde e a prevenção. Enfatizamos que o cuidado com a saúde da mulher deve acontecer o ano todo, não apenas em outubro. Cada ação que realizamos, seja uma palestra, uma roda de conversa ou um simples gesto de acolhimento, tem o objetivo de sensibilizar, informar e gerar empatia”, pontua.
Paraíba Contra o Câncer – O ingresso no programa Paraíba contra o Câncer é feito a partir da Unidade de Saúde da Família do Município do paciente, que vai colocá-lo na lista da Central Estadual de Regulação, com fila única de atendimento. Em seguida, há a consulta com um enfermeiro navegador no serviço de Teleoncologia e, após, a consulta com médico especialista. O programa disponibiliza a realização dos exames necessários na rede estadual e encaminha o paciente para o procedimento cirúrgico.
